top of page

Unidos pela cidadania

Comitê influência escola a trabalhar a consciência cidadã dos alunos

 

 

Por Ana Paula Nogueira do Nascimento e Lívia Honório

 

É ano de eleição. As propagandas rolam nos meios de comunicação com o objetivo de seduzir e conquistar os votos dos eleitores. Além das propagandas em busca de voto, corrupção é palavra-chave desse período eleitoral. É nessa época que os cidadãos resolvem avaliar o desempenho dos candidatos em mandatos anteriores, e suas filiações partidárias.

O que muitos não sabem é que em Juiz de Fora há um Comitê de Cidadania (CC), criado em 2001, que fiscaliza o processo eleitoral na intenção de prevenir a tão falada corrupção. Na tentativa de alcançar esse objetivo seus integrantes acompanham as sessões da Câmara Municipal, disponibilizam um jornal informativo sobre questões políticas na cidade, além de manter um projeto nas escolas públicas com as turmas de Ensino Médio, buscando instigar nos futuros eleitores a reflexão sobre o voto e a sua importância para um país melhor.

Neste período eleitoral de 2014, o Comitê vem apresentando palestras de conscientização do voto nas escolas. O CC busca, através desse contato com os alunos, resgatar os valores éticos na política convocando os jovens a exercer seu direito de voto de maneira consciente. A coordenadora do CC, Maria Enilda Teixeira, diz: “Batemos na tecla de que eles devem se tornar atuantes não só na política da cidade, mas que também estejam situados sobre a realidade de seu bairro e sua escola”.

O CC é totalmente apartidário e, nessas palestras, trata de questões históricas além de esclarecer dúvidas sobre a Constituição de 1988 e seus avanços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Fotos: Ana Paula Nogueira e Lívia Honório

   Os integrantes do Comitês de Cidadania (CC), do Comitê de Cidadania Mirim (CCM); A sede da entidade funciona no bairro São Pedro, em Juiz de Fora

 

As palestras oferecidas pelo CC despertaram o interesse dos alunos da Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade, no bairro São Pedro. Os estudantes criaram um Comitê de Cidadania Mirim, o CCM, com o apoio da professora Eliane de Souza Ferreira, do CC, que  hoje é a coordenadora do CCM na escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Comitê Mirim possui uma sede em frente à escola em que os alunos estudam e lá realizam suas atividades às terças, quartas e quintas-feiras. Em seus seis anos de existência na escola Adhemar Rezende de Andrade, o CCM vem desenvolvendo ações importantes para a consciência cidadã e melhora do comportamento dos alunos, como observa Eliane:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hoje a escola tem um projeto chamado Recreio Cultural em que uma vez por semana apresenta aos alunos a diversidade cultural em relação à música, dança, clipes, desenhos, e incentiva os próprios alunos a montar grupos pra se apresentarem durante a atividade. Nasceu também uma rádio chamada "Fique Atento" com conteúdo totalmente produzido pelos alunos. Um boletim informativo, o "Fique Ligado em Um Minuto", onde são publicadas as notícias mais importantes da semana no Brasil e no mundo. A atividade que mais desperta interesse nos alunos é o Cineclube, onde são selecionados os temas mais discutidos na atualidade e são exibidos filmes relacionados. Essa atividade é realizada dentro de uma das salas da Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade por falta de espaço na sede do CCM. Também é oferecido pelo Comitê uma oficina de artesanato onde os alunos aprendem diversos trabalhos manuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de todos esses projetos, o CCM é sempre convidado a participar de palestras, grupos de debate, audiências públicas, eventos importantes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atividades essas que incentivam os alunos a se envolver em um contexto cidadão e interagir de forma positiva com a comunidade.

O CCM é formado por ex-alunos, alunos, professores da escola e conta com o apoio de estagiários da Faculdade de Direito, Ciências Humanas e Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de forma voluntária.

 

Saiba mais...

 

A política no dia a dia

O olhar eleitoral

De onde vem a política?

 

bottom of page