Remei
Revista de Mídias Eletrônicas Informacionais
De onde vem a política?
Por Eloá Lemos e Laura Chediak
POLÍTICA. O que você pensa quando lê essa palavra? Democracia, poder, descrença, mudança... Muitas coisas, certo? Mas , por acaso, você sabe onde tudo isso começou? A política é muito mais antiga do que você pensa!
Grécia: foi lá onde tudo começou! Durante a Era Clássica o pensamento mítico começa a ser substituído pelo pensamento racional - e, existe coisa mais racional que a Política?
Mas ela não surgiu assim, do nada. Foi a congruência de vários motivos que deram origem à política. Porém, é preciso dar destaque ao surgimento da Pólis – sim, a noção de Cidade-Estado. Quando a ideia de "pólis" começou a se consolidar, a necessidade e a preocupação de como administrá-la se tornou recorrente e, sendo assim, a política em si eclodiu de maneira complexa pelos ideais dos homens e sociedades já pensadas pelos filósofos gregos.
Fonte: História Viva
Quadro: Proclamação da Independência do Brasil de François-René Moreaux
Com certeza, você já ouviu falar de Atenas e Esparta - são ótimos exemplos para mostrar a diferença da politica implementada nas diversas pólis. Se Esparta dá ênfase à força física, buscando a formação de bons soldados, Atenas prioriza uma administração que busque contemplar outras dimensões do individuo, como a arte, a música e a literatura. Isso mostra que, em seu surgimento, a política era voltada para os objetivos e ideais das elites predominantes, ou seja, obedecendo aos intuitos de poucos indivíduoos.
Devido a isso, o pensador grego Platão passou a ter a preocupação de mostrar que quem estava bem preparado para governar as cidades eram os filósofos e os reis, tendo em vista que ambos usavam alma racional. Já Aristóteles acreditava em um novo modelo, no qual o povo teria participação na esfera política, dentro de uma abordagem que a boa política deve visar sempre o bem comum. Foi nessa linha de pensamento de Aristóteles que surgiu, assim, a democracia.
E aí, você se questiona: a democracia que vivemos hoje é a mesma que surgiu na Grécia há tantos anos atrás? Pois bem, na verdade, a democracia que surgiu em Atenas era bem diferente dessa ideia de “povo no poder” que temos hoje.
A historiadora Carla Marvim explica como esse conceito funcionava e como é tão diferente da realidade em que vivemos:
Mas, e no Brasil? Quando essa história de política começou a acontecer?
Agora que já sabemos como surgiu a política com os gregos, a noção de pólis e a necessidade de saber administrar uma sociedade vamos mudar um pouco o ângulo da história e pensar na realidade brasileira. O que cada um pensa, o modo como cada um administra a sua vida é, certamente, bem diferente de outras pessoas numa dada realidade social, situacional e contextual. Esta constatação nos leva a um outro nível de análise e interpretação, inevitavelmente: uma vez que os ideais dos homens são diferentes, cada lugar demanda uma administração política divergente. Pois bem, vamos conhecer agora um pouco mais sobre a história política brasileira.
O Brasil, por ser um país jovem, possui uma história bastante recente. Há pouco menos de 200 anos um aventureiro, boêmio e – reza a lenda – amante insaciável, de 22 anos, garantiu nossa independência política. D.Pedro I anunciava que não éramos mais uma colônia de Portugal: podíamos agora controlar nossa economia, administrar nossa política. Aliás, se hoje é tão difícil achar um político adorado pelo povo, esse daí prova porque marcou a história e a vida de todos nós.
O príncipe-regente do Brasil recebeu um abaixo assinado em 1822 pedindo para que ele ficasse, quando seu pai o pediu que voltasse para seu país de origem, Portugal. E quem travaria uma guerra contra o reino do próprio pai pela alegria de uma nação? É... para a nossa alegria, ele respondeu: “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto: diga ao povo que fico!”. E ficou. No final do ano foi coroado Imperador do Brasil.
Nos 67 anos seguintes, entre a nossa Independência e a proclamação da República, vivemos o chamado período Imperial com D. Pedro I e seu filho, D.Pedro II. Império, República... mas que diachos é isso, afinal ?
Linha do tempo
Império (1822–1889)
Nesse período houve dois monarcas: Dom Pedro I e II – ou seja, o Primer. Durante esse período, havia um parlamento, formado por deputados e senadores e o Brasil passou a ter uma Constituição, fazendo com que essa época fosse taxada como uma “monarquia parlamentar constitucional”.
- Primeiro Reinado: Dom Pedro I (1822 até 1831)
Fonte: vidaativa.blogspot.com.br
No ciclo do café, produto era a base da economia do Brasil e a mão de obra escrava era a principal forma de trabalho nas fazendas
Dom Pedro I era o governante e foi o proclamador da Independência do Brasil. Foi uma época de muitas revoltas regionais, principalmente porque algumas províncias, mais ligadas a Portugal, não aceitaram de cara o fato de não sermos mais colônia. Em 1824 foi elaborada a primeira Constituição brasileira que ainda proporcionava muitos poderes ao Imperador. Por causa de todo esse poder concedido, a população começou a ficar cada vez mais descontente com o regime, o que acabou na abdicação de Dom Pedro I em 1931.
- Segundo Reinado – Dom Pedro II (1840-1889)
Fonte: Creative Commons/Wikipédia
Quadro: A abolição da escravatura de Auguste François Biar
Nove anos depois da abdicação, o jovem Dom Pedro II de apenas 14 anos assumiu o trono e começou uma era de muitas mudanças políticas, sociais e econômicas no Brasil. O ciclo do café, a abolição da escravatura e a imigração são alguns dos acontecimentos mais marcantes da época. Contudo, já por volta de 1880, a crise começou: a insatisfação do povo com a forma de governo era clara. E foi então que, em 1889, foi proclamada a República.
República (1889 – até hoje)
No dia 15 de novembro de 1889 o Marechal Deodoro da Fonseca, apoiado pelos republicanos, assinou o manisfesto de proclamação da República, destituindo assim o Conselho de Ministros. Esse período, chamado de República Velha , durou até 1930. Mas a República não acabou por aí. Muitos fatos aconteceram para chegarmos até a Nova República – que começou depois da Ditadura Militar e se estende até os dias de hoje .
A historiadora Carla Marvim explica melhor como funcionou e ainda funciona isso no Brasil:
Veja mais fotos da história política brasileira
Fonte: Wikipedia
Imigrantes no Brasil: com o fim da escravidão, pessoas de diferentes nacionalidades chegam para trabalhar nas fazendas brasileiras
Fonte: http://identidade85.blogspot.com.br/
Notícia da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889
Fonte: Creative Commons/Wikipedia
Getúlio Vargas e a Revolução de 1930