top of page

Ulisses Luca de Souza

 

 

Com mais de 160 anos de vida, a cidade de Juiz de Fora, localizada na Zona Mata mineira, tem na sua variação de temperatura um diferencial bem curioso. Quem é que nunca saiu de casa com uma roupa de frio e voltou morrendo de calor? E aquele dia que você sai de casa com um céu azul e volta todo molhado de chuva? Pois é, este é o assunto da nossa matéria. 

Juiz de Fora é uma cidade que durante praticamente o ano todo sofre o impacto de frentes frias e, quando elas vêm, trazem chuva, queda de temperatura, nebulosidade e instabilidade do tempo, que pode durar até uma semana, dependendo da época do ano. Todos esses fatores associados dão a impressão de que temos todas as estações em um dia só.

A pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Cássia Ferreira, especialista em clima, fala sobre essa mudança de tempo repentina na cidade:

 

O sobe e desce das temperaturas em Juiz de Fora

OUÇA!

Se quem nasce em Juiz de Fora demora a se acostumar, imagina aquelas pessoas que vêm de fora, seja para trabalhar ou estudar. A jornalista Cristiane Hübnier, natural de Lajinha (ES), e o estudante Willian Costa, da cidade mineira de Ervália, contam como vem sendo difícil se acostumar com a imprevisibilidade do tempo. Willian enfrenta alguns problemas de saúde por causa dessa instabilidade. No video a dupla que veio para Juiz de Fora conta sua experiência.

Faz frio, faz calor e quem sente os efeitos disso tudo é o corpo humano. A mudança constante nas temperaturas e na humidade relativa do ar faz com que o organismo do ser humano tenha que se adaptar a todo o momento. É nessa hora que o sistema imunológico entra em ação. A pneumologista Wania Gomes, nos disse que quem sofre mais com essas reviravoltas do clima são os idosos e as crianças, isso porque os organismos deles são mais vulneráveis, sem contar que as pessoas mais  velhas já possuem um metabolismo mais lento.

 

“Essa inconstância do tempo pode gerar faringite, resfriados, dores de cabeça, mal estar, além de desidratação”, disse a doutora. Outro que sofre é o sistema respiratório. “As mucosas, em algumas ocasiões, ficam ressecadas, podendo causar irritações e até mesmo sangramento”, completa doutora Wania. A médica dá dicas de como amenizar ou até mesmo evitar alguns desses problemas. Veja no quadro a seguir.

A médica Wania Gomes fala sobre as frequentes mudanças climáticas em Juiz de Fora

Foto: Ulisses Souza

bottom of page